Os cuidados a ter no Verão desdobram-se, quer em terra, quer no mar, nas crianças ou nos mais idosos.
Sol
Os principais cuidados que devemos ter no Verão dizem respeito ao sol, que requer variadas medidas de proteção. Se não forem tidas em contas estas medidas, pode-se sofrer de desidratação, insolação, queimaduras, descamação, dor, pele vermelha, micoses, entre outras. As zonas do corpo que requerem proteção especial são:
- maças do rosto
- lábios
- nariz
- contorno dos olhos
- peito
- virilhas
- parte interna dos joelhos
- ombros
- costas
- lábios
Alimentação
No Verão é essencial consumir frutas, legumes e beber muitos líquidos (cerca de 2 litros de água por dia), para proteger a pele e manter o equilíbrio orgânico, evitando a desidratação. As frutas e as saladas devem ser bem lavadas, já que os alimentos deteriorados pela temperatura podem originar complicações gastrointestinais, que são mais frequentes no Verão.
Deve-se dar preferência aos alimentos leves pois estes permitem uma melhor digestão. Com calor em demasia, a digestão é mais lenta e pode originar indisposição. Como a digestão demora duas horas e meia a ser feita, nunca se deve ir para a água antes deste tempo.
No Mar
Além do tempo de digestão é preciso ter em conta a cor da bandeira antes de ir a banhos:
- Bandeira vermelha: mar bravo, proibitivo de entrar na água.
- Bandeira amarela: pode-se entrar na água com cuidados (não se pode nadar nem ir para fora de pé).
- Bandeira verde: o mar está calmo, pode-se nadar paralelamente à costa.
Não só a água pode estar poluída, também a própria areia. Para evitar irritações e infeções na pele, as crianças não devem brincar nuas. Deve-se evitar usar roupas molhadas por muito tempo e andar descalço. Ter sempre o cuidado de secar-se bem depois do banho, sobretudo nas dobras do corpo, é também importante.
Segurança das Crianças
Os afogamentos são a segunda causa de morte acidental em crianças, sendo necessária uma especial atenção no Verão, não só na praia, na piscina e rio, mas também junto a um tanque, poço, lago do jardim, banheira ou meros baldes. Deve-se sempre:
- esvaziar baldes e alguidares,
- escolher praias e piscinas públicas vigiadas,
- vedar a piscina, tanque, poço ou lago,
- remover da água todos os brinquedos que possam atrair a criança,
- colocar braçadeiras na criança e ensiná-la a nadar,
- vigiar a criança dentro ou perto da água.
Idosos
A exposição excessiva ao sol, o uso de diuréticos e a atmosfera seca habitual do Verão são prejudiciais aos mais idosos, que não sentem tanta sede e consomem menos líquidos. Para combater estes riscos à saúde dos idosos é fundamental beber bastante água, mesmo sem vontade. Uma dieta rica em frutas e hortícolas é igualmente recomendada.