Dicas Para Quem Gosta de Viajar Sozinho

Por:

Viajar sozinho é uma nova tendência no mundo do turismo, recheada de vantagens como a mobilidade e a independência. Se pensa aderir a esta moda turística deve considerar algumas dicas para quem viaja sozinho, antes de fazer a sua mala e partir rumo ao desconhecido.

Marcação

Marque as viagens com antecedência para conseguir voos mais baratos e considere opções de alojamento mais em conta como hostels, pequenas pensões, etc. Isto permite também conhecer novas pessoas e combater a solidão.

Mala

Leve o essencial para a viagem e depois compre apenas o que for necessário no destino. Tente fazer a mala de viagem como um profissional.

Destino

Escolha destinos ideias para se viajar sozinho pelo mundo. Alguns locais são mais recomendados do que outros neste capítulo. Evite locais românticos como Paris e Veneza que o façam sentir só. Comece por destinos mais próximos e à medida que se torna mais experiente em viagens a solo escolha destinos mais longínquos.

Moradores

Antes de viajar pode trocar impressões com moradores locais por intermédio de fóruns e sites especializados. Se tiver alguém que o receba no destino pode juntar-se a novos grupos de pessoas e descobrir o local por recomendação de pessoas conhecedoras.

Dinheiro e documentos

Pense nos câmbios com antecedência e faça um cartão de crédito pré-pago para facilitar as suas compras. Mantenha dinheiro consigo em locais separados mas mantenha os documentos importantes no mesmo local e confira-os constantemente. Guarde cópias dos documentos (ou os originais) no alojamento.

Sóbrio

Ao sair sozinho à noite mantenha-se sóbrio e coloque um aviso na porta com as horas que pensa chegar e um contacto. Previna situações complicadas numa zona completamente nova para si.

Contacto

Leve contactos da embaixada portuguesa, da polícia local ou posto de turismo. Ande com um telefone desbloqueado para usar um cartão diferente em cada país. Instale aplicações como o Skype e o Whatsapp.

Locais públicos

Chegue aos destinos de dia e abuse de locais públicos. Sente-se em mesas coletivas, utilize redes Wi-Fi gratuitas e estabeleça contacto com outros viajantes solitários no local.

Atualizado em 16/09/2014