O que fazer no Algarve?

Por:

O que fazer no Algarve é uma questão que se coloca a quem pensa passar umas merecidas férias nessa região, sobretudo quando chove, altura em que o ócio das praias é colocado de parte. Para tal, deixamos ficar algumas ideias do que fazer no Algarve, propostas das quais pode aproveitar a seu belo gosto.

O que fazer no Algarve: sugestões

Mercados

Na Quarteira, em Albufeira, Tavira, e em Lagos, por exemplo, encontra mercados e feiras tradicionais de rua com diversos produtos, sobretudo iguarias, e esplanadas, onde pode descansar um pouco das caminhadas e de todas as fotografias tiradas, pois estes mercados oferecem bons motivos fotográficos.

Concentração de motas e Autódromo Internacional do Algarve

Em Julho pode assistir à maior concentração motard do sul da Europa, em Faro. Já em Dezembro existem outras atividades sazonais, como o Paderne Medieval, presépios gigantes e festa de fim de ano. De Abril a Novembro tem eventos e atividades no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão. Para mais aventura tem ao seu dispor em Albufeira trilhas para veículos para todos os tipos de terreno/off road, no Quad Ventura. Na mesma localidade encontra o Parque Aventura.

Passear na costa

Desfrute de um passeio na costa de Portimão, um município recheado de praias, como a praia da Rocha, ou em Lagos, por exemplo, entre a praia do Carvoeiro e de Benagil. Delicie-se com as vistas sobre a costa e com um almoço junto ao mar. Os mais radicais podem fazer um pouco de surf.

Zoomarine

Uma paragem obrigatória é o Zoomarine Algarve, em Albufeira, um local para se visitar com a família, amigos ou a dois. Com espetáculos nas respetivas horas, degustações, diversões e animais para ver.

Hidroespaço

Porque não visitar o fundo do mar? De mergulhadores profissionais a estreantes, este centro de mergulhos coloca o aluno em primeiro plano e garante-lhe um momento muito especial.

Vela e golf

Para os amantes de desporto existe ainda o Clube de Vela de Lagos, numa das melhores baías da Europa para a prática de desportos náuticos, e o Palmares Golf, também em Lagos, um dos mais conhecidos campos de golf do Algarve.

O que fazer no Algarve com chuva?

Centros comerciais

Em caso de chuva pode sempre fazer algumas compras, ou gastar pelo menos o seu tempo a visitar centros comerciais como o Fórum Algarve, um dos melhores da Europa a nível de arquitetura, ou o Atrium Faro, na mesma cidade.

Museus e exposições

Os museus arqueológicos do Algarve apresentam inúmeras coleções, de espólios islâmicos elucidativos da época em que os árabes se instalaram no Algarve, ou da era pré-histórica e da pomposa época romana. Os núcleos etnográficos mostram os utensílios agrícolas e de artesanato utilizados antigamente, assim como a cerâmica tradicional, ou os trajes característicos das gentes do passado.
A pesca e atividade marítima algarvia são também motivo de preservação. De utensílios de pesca a modelos de embarcações não falta o que visitar. Em Lagos encontra o Centro Ciência Viva. Em Vila Real de Santo António, há uma exposição de arqueologia industrial. Por fim, existem ainda preciosas coleções de arte sacra do século XIII ao século XIX, com painéis, pinturas, esculturas, retábulos de talha e valiosas peças de azulejaria.

Também lhe pode interessar:

Atualizado em 26/12/2012