O Verdadeiro Significado do Coelho da Páscoa

Por:

As versões sobre a razão pela qual o coelho é um símbolo da Páscoa multiplicam-se, tornando-se difícil descobrir qual a verdadeira origem e significado deste símbolo pascal.

Fertilidade

Diversos povos da antiguidade consideravam o coelho como símbolo da fertilidade, já que é um animal que se reproduz rapidamente e em grandes ninhadas. Ele era o símbolo da preservação da espécie, numa altura onde a mortalidade era elevada.

No Antigo Egito, ele era sinónimo de nascimento e de esperança em novas vidas, à semelhança do significado da Páscoa para os cristãos, com a Ressurreição de Cristo e a nova vida do homem. Os ovos da Páscoa (e por extensão as amêndoas) entram também neste contexto de vida e nascimento.

O coelho tornou-se também um símbolo popular da Páscoa para os cristãos pois ele personifica o poder fecundo da Igreja em propagar a palavra de Deus a todos os cantos do mundo.

Primavera

Para os povos pagãos a Páscoa era simplesmente uma comemoração da mudança de estação, definida pela lua. Como estes adoravam os animais e acreditavam na sua influência sobre a natureza, e como o coelho era o símbolo da lua, este era o responsável por definir a data da primavera e Páscoa.

Com o final do Inverno e a chegada a Primavera, os coelhos eram até os primeiros animais a saírem das tocas e a cumprimentarem o sol.

A primavera, a lebre e os ovos pintados eram os símbolos da fertilidade e de renovação ligados a deusas como Gefjun e Eostre. Estes cultos pagãos estão na origem da tradição da Páscoa, e foram assimilados pelas comemorações judaico-cristãs, dando lugar à Páscoa tal como é comemorada na maior parte do mundo atualmente.

Tradição americana

Apesar de ser uma tradição mais americana, com a caça aos ovos e a crença no coelhinho da Páscoa, a figura do coelho da Páscoa foi levada para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.

Segundo uma lenda popular, uma mulher pobre pintou ovos de galinha com o intuito de os dar aos filhos como presente de Páscoa e os escondeu. Porém, as crianças descobriram os ovos, passando um coelho rapidamente a correr no momento, espalhando-se então a ideia de que o coelho é que trazia os ovos pela Páscoa.

Atualizado em 01/03/2016