Pagamento de Portagens em Atraso

O pagamento de portagens em atraso, fora de prazo, pode ser feito por multibanco, nos CTT ou online.

Prazo de pagamento de portagens

Tem cinco dias úteis após a circulação nas antigas SCUT sem o dispositivo eletrónico de matrícula ou sem o identificador de Via Verde para pagar as devidas portagens. As portagens em dívida ficam disponíveis para pagamento dois dias após a passagem pelos pórticos, podendo ser consultados online no site dos CTT (se ainda dentro do prazo dos 5 dias). 

O pagamento pode ser feito nos CTT, numa loja da rede Payshop ou por multibanco.

Pagamento de portagens eletrónicas fora de prazo

Após os cinco dias do prazo de pagamento de portagens ainda é possível pagar o valor devido dentro de 15 dias, evitando um processo de cobrança coerciva pelas Finanças.

No site Pagamento de Portagens pode consultar se existem valores em dívida associados à sua matrícula, desde que ainda não tenham sido comunicados às Finanças para cobrança forçada. Se existirem, podem ser pagos na hora.

Se o caso ainda estiver na empresa, é fornecida ao devedor uma entidade, uma referência e um valor para pagar. Este valor contém uma taxa administrativa de 2,21 euros e pode ser pago num multibanco, online ou por vale postal dos CTT.

Se o caso já estiver nas Finanças, tendo o devedor sido notificado, este deve dirigir-se a um serviço desta instituição, onde serão facultados dados para o pagamento da dívida. O devedor terá de pagar a taxa de portagem, as custas do processo fiscal e a coima aplicável

Leia anda sobre a prescrição de multas das Scuts.

Atualizado em 16/03/2016