Fornecedores de Eletricidade

Fique a conhecer aqui os fornecedores de eletricidade que poderá contratar. Desde 1 de janeiro de 2013 que foram extintas as tarifas reguladas de eletricidade e gás, dando lugar ao mercado liberalizado. Os diferentes fornecedores de eletricidade têm propostas e preços diferentes, com descontos de adesão que podem chegar aos 10% na fatura final da eletricidade, e ofertas conjuntas de eletricidade e gás.

Fique a saber o que muda e quais os fornecedores de eletricidade existentes no mercado, e descubra as opções mais vantajosas para os seus consumos energéticos.

Lista de Fornecedores de Eletricidade

Diferenças entre Mercado Regulado e Mercado Liberalizado

No mercado regulado, os preços praticados pela EDP são fixados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que regula o setor. Esses preços não acompanham as variações dos diferentes fatores que fazem parte do custo da eletricidade, tais como o preço dos combustíveis ou os subsídios atribuídos pelo Estado.
À luz do mercado liberalizado, são os fornecedores que ditam os preços praticados, que podem sofrer oscilações ao longo do ano, consoante a conjuntura internacional.
No entanto, a ERSE terá tarifas transitórias reguladas até Janeiro de 2016, ou seja, até ao final de 2015, todos os portugueses terão de escolher um fornecedor que opere no mercado.

Simulador de Preços de Eletricidade

Para saber qual o fornecedor de eletricidade mais indicado para os seus consumos e quanto irá pagar, a ERSE disponibiliza um simulador de preços de eletricidade. Ao inserir os dados da sua fatura, este simulador irá orientá-lo na escolha do fornecedor, com base nas informações personalizadas dos históricos de consumo elétrico. Assim, ficará a saber qual a entidade que lhe oferece os preços mais reduzidos, ajustados ao seu caso.

Como Mudar de Fornecedor de Eletricidade

O processo de mudança de fornecedor é bastante simples, bastando para isso que o consumidor contacte a entidade comercializadora que, de forma gratuita, trata de todos os procedimentos e agiliza o processo de mudança, notificando, inclusivamente, o anterior fornecedor. Uma das mais-valias destes contratos é o fato de não existir fidelização, ou seja, se não estiver satisfeito, pode voltar a mudar de fornecedor de eletricidade.
Ao mudar de fornecedor, não terá de substituir o contador, uma vez que este é propriedade do distribuidor e não de quem comercializa.

Antes de optar por um novo fornecedor de eletricidade, informe-se previamente sobre os preços e descontos (e a evolução dos mesmos ao longo do tempo), as formas de pagamento, a periodicidade de faturação e as formas de rescisão de contrato.

Fotos de Storm Crypt
Atualizado em 06/08/2014