Stress no Trabalho

O stress no trabalho é responsável não apenas pela perda de produtividade no local de trabalho, mas também pela considerável redução na qualidade de vida dos indivíduos. O excesso de tarefas, o medo e a frustração são as principais causas de stress no trabalho, que acaba por gerar diversos sintomas físicos e psicológicos. Saiba como identificar e como controlar o stress no trabalho.

Sintomas de Stress no Trabalho

  • Sensação de esgotamento;
  • Baixa produtividade;
  • Maior tendência para cometer erros;
  • Incapacidade de cumprir horários;
  • Ansiedade, irritabilidade e alienação;
  • Dificuldades de concentração e de memória;
  • Dificuldade para tomar decisões;
  • Hipertensão, dores lombares, défice imunitário e batimentos cardíacos irregulares.

Dicas para Controlar o Stress no Trabalho

  • Comece o dia com tempo. Tome um banho relaxante e um bom pequeno-almoço;
  • Ao escolher previamente a roupa que vai usar, estará a cuidar da sua imagem, o que irá aumentar a autoestima;
  • Tente munir-se de pensamentos positivos e sorria. Irá ajudar a combater o estado de ansiedade;
  • Faça por manter sempre a tranquilidade, respire fundo e pense sobre o assunto;
  • Sempre que puder, delegue tarefas, não tente controlar tudo;
  • Estabeleça pequenas pausas para fazer alguns exercícios de alongamento. Além de ajudarem a relaxar, favorecem a atividade física;
  • Sempre que sentir que está prestes a perder o controlo da situação, contraia todos os músculos do corpo durante 15 segundos. Relaxe e volte a repetir. O exercício irá ajudar a libertar a tensão;
  • Estruture e organize o seu espaço de trabalho. Decore-o de forma agradável e inspiradora, seja através de uma planta ou com uma citação que lhe transmita boas energias. Este é um dos vários pequenos truques de combate ao stress no trabalho.
Fotos de Helga Weber
Atualizado em 16/07/2015