10 Dicas Para Melhorar a sua Memória sem Muito Esforço

Por:

Antes que se esqueça, veja como melhorar a memória rapidamente, com estas 10 dicas.

Falar sozinho

Existem estudos que indicam que falar consigo próprio melhora a precisão da memória em 10%. Tenha é cuidado para não falar sozinho em público, para não o acharem um pouco maluco.

Associar

Ao associar as principais informações com uma característica memorável, a pessoa tem mais facilidade em visualizar e recordar um determinado item.

Escrever

Se apontar alguma coisa importante tem um plano B caso a memória falhe. Mas ao escrever está também a obrigar a mente a reter melhor uma informação.

Dormir

A dica mais interessante para melhorar a memória é capaz de ser esta: dormir o suficiente. Não requer esforço e melhora realmente a memória. Na verdade, a sua falta de memória pode dever-se às poucas horas de sono.

Andar

Se estiver muito tempo sentado ou deitado o seu cérebro terá tendência a desconcentrar-se. Levante-se e caminhe com frequência, não deixe o corpo e a mente entrarem num estado de descanso.

Pastilha Elástica

Se mascar pastilha elástica estará a trabalhar a habilidade de se concentrar, o que pode ajudar a sua memória. Acredita-se que mascar aumenta a agilidade mental em 10%.

Fechar a mão

Quando estiver a aprender algo, ou quiser memorizar algo, feche a mão direita, em punho. Quando se quiser lembrar desse algo feche a mão esquerda da mesma forma (se for canhoto tente o contrário). Um estudo mostrou que as pessoas que faziam estes gestos se lembravam mais facilmente do que as que não faziam.

Chá

Outra de forma de melhorar a memória sem grande esforço passa por beber e comer determinadas substâncias. O chá verde e o vinho tinto são dois amigos do cérebro, mas beba vinho tinto com moderação, claro.

Ferro

Já na parte da comida, deve estar atento aos níveis de ferro, pois a deficiência destes níveis afeta negativamente o cérebro e os seus desempenhos, como a atenção e a memória. Em caso de necessidade, experimente suplementos alimentares.

Ler antes de dormir

O dia tem muitas distrações, mas o período noturno é amigo da concentração e da assimilação. Se precisa de estudar, prefira fazê-lo à noite. Se tem algo importante para fazer no dia seguinte, recorde-o antes de ir dormir (mas não deixe que isso lhe tire o sono).

Conheça mais técnicas de memorização de estudo.

Atualizado em 27/01/2016