7 Filmes Sobre Refugiados

Por:

Os filmes sobre refugiados permitem conhecer melhor a realidade dos refugiados, com histórias de luta e sobrevivência de pessoas martirizadas pela guerra e pela pobreza. Pelo seu poder, muitos filmes sobre refugiados não saem da memória das pessoas que os assistem.

Dheepan (2015)

Dheepan é um refugiado que foge da guerra do Sri Lanka para França mas que acaba por ser confrontado com a violência nos subúrbios de Paris. O filme de Jacques Audiard venceu a Palma de Ouro de Cannes 2015.

Le Havre (2011)

Quando um menino africano chega num navio de carga à cidade de Le Havre, um velho sapateiro tem pena do menino e leva-o para sua casa. A sua vida e da sua mulher mudam para sempre. Um belo filme de Aki Kaurismäki com toques de humor na tragédia diária da vida.

As Tartarugas Também Voam (2004)

As Tartarugas Também Voam é um filme premiado tocante sobre meninos num campo de refugiados curdos na fronteira do Iraque e Turquia, que retiram minas americanas dos campos para sustento e que sonham com melhores dias.

 

Neste Mundo (2002)

Dois meninos e primos afegãos são enviadas para Londres através de camião, dentro de contentores pelo Irão e Turquia. Os primos separam-se contudo e o pedido de asilo é recusado. Filme vencedor do Festival de Berlim 2003.

A Boa Mentira (2014)

Um filme baseado na história verídica dos “meninos perdidos” que tiveram de deixar o Sudão devido à guerra civil vivida neste país.  Responsável por receber 4 crianças refugiadas está uma norte-americana que conhece na primeira pessoa a triste realidade de centenas de milhares de meninos noutro canto do mundo.

Filhos das Nuvens, a Última Colónia (2012)

Um documentário sobre a colonização do Sahara Ocidental que deixou cerca de 200.000 pessoas a viver em campos de refugiados. Veja 12 documentários que mudarão a sua forma de vida.

Baran (2001)

Lateef é um jovem que trabalha na construção em Teerão com turcos e trabalhadores ilegais afegãos. Quando Lateef tem de trabalhar mais para compensar um novo trabalhador, ele prega a uma partida a este, mas acaba por descobrir que este é na verdade uma mulher chamada Baran. A partir daqui Lateef ajuda Baran e começa a apaixonar-se por ela, mas os inspetores do governo obrigam o retirar de todos os trabalhador ilegais do local.  

O Passo Suspenso da Cegonha (1991)

Um repórter televisivo pensa ter identificado um político grego importante que tinha desaparecido há anos num campo de refugiados, procurando a sua antiga mulher para o vir identificar.

Atualizado em 07/09/2015