Como Fazer os Alunos Ficarem Quietos

Por:

Manter uma turma de crianças quieta pode ser um bico de obra, sobretudo quando o professor é ainda recém formado e começa a dar as suas primeiras aulas. Para fazer os alunos ficarem quietos na sala de aula tem à sua disposição diferentes métodos que pode começar já a testar na próxima aula.

Consequência

Estipule desde logo quais as consequências para um mau comportamento do aluno na sala de aula. O aluno tem de se mentalizar que uma má ação leva a uma má consequência.

Regras

Pode escrever as regras do bom comportamento na sala de aula e afixá-las nas sala de aula para servirem de referência para os alunos. Estes lembrar-se-ão das regras mais frequentemente.

Recompensa

Informe os alunos que o bom comportamento conta para a avaliação, sendo recompensado, ao contrário do mau comportamento.

Interesse

Planeie as atividades a fazer com antecedência e tente manter a atenção do aluno na aula na maior parte do tempo possível. Oferecer atividades e conteúdos interessantes para o aluno levam o aluno a adotar bons comportamentos e a querer participar. Arranje novas atividades para os alunos que terminem o que lhes for pedido.

Jogo do stop

Se sentir a turma muito irrequieta pode esgotar as energias das crianças através de jogos. Um exemplo é o jogo do stop onde deixa os alunos mexerem-se à vontade até dizer stop. Os alunos que pararem depois da ordem são eliminados. Quando todos os alunos estiverem cansados, retome a sua aula.

Atualizado em 22/09/2014