Doação de Óvulos

A doação de óvulos é um ato voluntário e anónimo que pode ajudar outras mulheres a concretizarem o sonho de terem filhos. Saiba como funciona a doação de óvulos em Portugal.

Quem pode doar óvulos?

Podem doar óvulos as mulheres fisicamente e psicologicamente saudáveis, entre os 18 e os 35 anos, de nacionalidade portuguesa ou com documentos de residência em Portugal. Com as repetidas deslocações às clínicas, há preferência por mulheres localizadas nas proximidades das clínicas.

Preços

A doação de óvulos é remunerada. O valor da remuneração pela doação de óvulos segundo o Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (CNPMA), em cumprimento ao disposto no n.º 3 do artigo 22.º da Lei n.º 12/2009, de 26 de Março, corresponde ao reembolso das despesas ou dos prejuízos resultantes da doação. Esta compensação equivale a um décimo e meio do valor do indexante dos apoios sociais (cerca de 620 euros).

Riscos

A doação comporta poucos riscos, verificados excecionalmente. Entre eles a síndrome da hiperestimulação dos ovários (uma reação exagerada ao tratamento), a infeção ou a torção dos ovários.

Não são apontados efeitos secundários à doação de óvulos. Ao contrário do que se julga, não se registam aceleramentos na menopausa, aumentos de peso e aparecimento súbito de pelo ou acne.

Taxa de sucesso

A taxa de sucesso de gravidez com dadoras de ovócitos é de cerca de 60% em algumas clínicas portuguesas. Alguns exemplos de clínicas para doação de óvulos são:

Publicado em 17/06/2015