Sintomas de Gravidez

Os sintomas de gravidez variam de mulher para mulher e mesmo de gravidez para gravidez numa mesma mulher. Algumas mulheres sentem os sintomas nas primeiras semana após a conceção, enquanto outras apenas meses depois, e outras nem os chegam a perceber.

Atraso menstrual

O atraso da menstruação é o sinal mais usual de gravidez, sobretudo em mulheres com uma menstruação regular. No entanto, a menstruação pode-se atrasar por outros motivos que não uma gravidez, como o stress, cansaço, infeções, alterações hormonais, mudança de anticoncecional, ou alterações de peso.

Aumento dos seios

As grávidas podem ter os seios maiores, mais sensíveis e inchados. Pode ocorrer um escurecimento do mamilo e as veias em redor dos seios ficarem mais visíveis. Também podem ser sintomas de Tensão Pré-Menstrual (TPM) e alterações hormonais em função do uso de pílulas anticoncecionais.

Aumento da frequência urinária

O aumento das visitas à casa de banho pode ser um sintoma de gravidez mas também pode ser sinal de infeção urinária (quando acompanhada de dor), alimentação e uso de medicamentos diuréticos e diabetes.

Sono e cansaço

Uma sensação de cansaço assimétrica às atividades diárias e um sono excessivo, são sintomas comuns e precoces de gravidez, já que o corpo necessita de descansar mais frequentemente. Pode igualmente ser sinal de stress, exaustão, depressão, gripe.

Desejos alimentares e aversão

É um cliché, mas a vontade de comer algo pode ser um sinal de gravidez. Não é um sintoma muito fiável pois pode ser indício de dieta desequilibrada, falta de algum nutriente no organismo, stress, depressão, TPM ou ansiedade.

As grávidas podem também sentir aversão a certas comidas e/ou cheiros, mesmo os que normalmente gostam.

Pequenos sangramentos vaginais e cólicas

De 6 a 12 dias depois da ovulação, a grávida pode ter pequenos sangramentos vaginais, como no início da menstruação, e um pouco de cólicas. Este sangramento uterino é muitas vezes confundido com a menstruação.

Dor abdominal

A gravidez inicial pode causar desconforto na parte inferior do abdómen, ou uma sensação de inchaço na barriga.

Náuseas e vómitos

São sintomas típicos do primeiro trimestre de gravidez, mas podem ser sentidos durante toda a gravidez. Alguns odores podem causar enjoos súbitos.

Também pode ser um sinal de alergia alimentar, stress ou doença gastrointestinal.

Tonturas e desmaios

Na gravidez as veias dilatam-se e a pressão sanguínea pode descer, surgindo tonturas. Os níveis de açúcar no sangue podem diminuir e causar desmaios, embora seja um sintoma raro.

Dores de cabeça

As alterações hormonais e da circulação sanguínea na gravidez podem acarretar dores de cabeça. Outras possibilidades é que seja um sintoma de TPM, desidratação, excesso de cafeína ou problemas de visão.

Gases

Algumas mulheres experienciam um aumento de gases intestinais nas primeiras semanas de gravidez.

Variações de humor

As alterações hormonais podem tornar as grávidas mais sensíveis, sobretudo no início da gravidez. Também pode ser sintoma de TPM ou stress.

 

Tenha em conta que mesmo verificando muitos dos seguintes sintomas pode não estar grávida. Se apresentar uma vida sexual ativa e alguns destes sintomas, aconselha-se a fazer um teste de gravidez ou exame de sangue, e a consultar um médico para orientação profissional.

Atualizado em 30/05/2013