Influência da Lua no Parto

A influência da lua no parto é um dos vários mitos e verdades da gravidez muito discutidos. Os estudos científicos não o comprovam, mas o certo é que o número de partos tende a aumentar em alturas de lua cheia e de mudança de lua.

Poder da Lua

Antigamente os ciclos menstruais eram definidos pelo período do mês lunar, com apenas 28 dias. A gravidez também seguiria o mesmo princípio, com 9 ciclos de luas (e não nove meses) desde a fecundação até ao parto.

Em relação à lua existe ainda a crença que esta tem poderes sobre o líquido amniótico, estimulando o início do parto, já que a lua provoca mudanças em elementos fluídos da Terra, como as águas das marés.

Há quem defenda igualmente que nas fases de lua cheia e de lua nova existe uma força maior para o centro da terra, o que aumenta a pressão pélvica e as contrações.

Calendário Lunar

Uma gravidez tem a duração aproximada de 280 dias: 40 semanas de 7 dias ou 10 meses lunares de 28 dias). Do primeiro ao oitavo mês lunar ter-se-ão passadas 32 semanas de gestação e na iminência da gravidez estariam o nono mês (da 33ª à 36ª semana) e o décimo e último mês lunar (da 37ª à 40ª semana).

As grávidas ainda recorrem ao calendário lunar para estabelecerem uma possível data para o parto. Segundo o calendário lunar, é necessário contar 9 lunações a partir da data da conceção, enquanto os médicos contam as semanas a partir da data da última menstruação.

Leia ainda sobre a influência da lua nas pessoas.

Atualizado em 18/11/2015