Reis Magos

Por:

Os Reis Magos são figuras tradicionais da quadra natalícia que não podem faltar num presépio de Natal.

Segundo a descrição bíblica, os Reis Magos foram visitantes oriundos do Oriente que vieram adorar o menino Jesus, o Rei dos Judeus, tendo seguido uma estrela para o encontrar.

Reis Magos e os Presentes

O presentes trazidos pelos Reis Magos ao menino Jesus foram:

  • Ouro
  • Incenso
  • Mirra

Segundo alguns estudiosos, o ouro representa o ministério de Jesus como Rei, uma vez que o ouro sempre esteve ligado à realeza. O incenso simboliza o ministério de Jesus Cristo como sacerdote, visto que o incenso era utilizado pelos sacerdotes judeus no templo. A mirra, um extrato aromático da planta com o mesmo nome, simboliza o sacrifício que Jesus fez pela humanidade, pois a mirra era muitas vezes utilizada em cerimónias fúnebres.

Nomes dos Reis Magos

Diz a tradição cristã ocidental que os nomes dos Reis Magos são:

  • Belchior
  • Baltasar
  • Gaspar

Belchior seria um sábio da Pérsia, Baltasar um sábio Árabe (o Rei Mago negro), e Gaspar, um sábio proveniente da Índia.

O relato bíblico, no entanto, não revela os nomes dos Reis Magos, nem o seu número. A tradição começou a referir três Reis Magos por terem sido três os presentes oferecidos.

História dos (três) Reis Magos

A história dos Reis Magos pode ser lida na Bíblia, no Evangelho de Mateus, no capítulo 2, versículos 1 a 12 (Mateus 2:1-12). Apesar de conhecidos tradicionalmente como "reis", a bíblia não os identifica como tal, mas como "homens sábios", ou outras traduções "magos", ou "mágicos".

Este é o relato do Evangelho de Mateus:

Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém
e perguntaram: "Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo".
Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda a Jerusalém.
Tendo reunido todos os chefes dos sacerdotes do povo e os mestres da lei, perguntou-lhes onde deveria nascer o Cristo.
E eles responderam: "Em Belém da Judéia; pois assim escreveu o profeta:
‘Mas tu, Belém, da terra de Judá, de forma alguma és a menor entre as principais cidades de Judá; pois de ti virá o líder que, como pastor, conduzirá Israel, o meu povo’ ".
Então Herodes chamou os magos secretamente e informou-se com eles a respeito do tempo exato em que a estrela tinha aparecido.
Enviou-os a Belém e disse: "Vão informar-se com exatidão sobre o menino. Logo que o encontrarem, avisem-me, para que eu também vá adorá-lo".
Depois de ouvirem o rei, eles seguiram o seu caminho, e a estrela que tinham visto no Oriente foi adiante deles, até que finalmente parou sobre o lugar onde estava o menino.
Quando tornaram a ver a estrela, encheram-se de júbilo.
Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra.
E, tendo sido advertidos em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram a sua terra por outro caminho.*

*Evangelho de Mateus 2:1-12, Bíblia, Nova Versão Internacional

Dia de Reis

Os Reis Magos são tão importantes na tradição natalícia que têm o seu próprio dia comemorativo. No dia 6 de janeiro comemora-se o Dia de Reis.

Em 2015 o Dia de Reis acontece na terça dia 6 de janeiro.

Atualizado em 05/01/2015