Saiba Qual Fator de Protetor Solar Deve Usar

Por:

Para saber qual o fator de protetor solar que deve usar, preste atenção a alguns fatores.

O que é FPS?

O SPF (sun protection factor) ou FPS (fator de proteção solar), é uma medida de laboratório que indica a eficácia do filtro solar: quanto mais alto o valor do FPS, maior é a proteção que ele oferece contra raios UVB.

O valor do filtro solar pode variar entre 6 e 50+ (6, 10, 15, 25, 30, 50 ou 50+), sendo que esta medida serve de referência para quanto tempo uma pessoa pode ficar exposta ao sol, sem se queimar: se uma pessoa ficar vermelha ao fim de 10 minutos ao sol, sem protetor, com o uso de um protetor solar FPS 30 estará protegida por 300 minutos (30x10).

Como escolher?

A escolha do fator de proteção solar deve ir ao encontro do tipo de pele da pessoa.

  • Para pessoas de pele clara, cabelos ruivos e louros: SPF 50+
  • Para peles morenas, que dificilmente se bronzeiam e se queimam facilmente: SPF 30+
  • Para peles morenas e escuras: SPF 20 ou 15. Contudo, por uma margem de segurança, recomenda-se sempre usar um filtro solar mínimo FPS 30.

Tipos de Protetores

Existem variados tipos de protetores. Para além da proteção UVB (contra as queimaduras solares), existem protetores que protegem contra os raios UVA (envelhecimento da pele). Um círculo à volta da sigla UVA significa que a proteção UVA está de acordo com recomendação europeia.

Os protetores antialérgicos contêm substâncias que normalmente não provocam alergias, e os protetores “oil free” (sem óleos) não contêm substâncias oleosas (mais indicados para pessoas de pele oleosa).

Para peles sensíveis deve-se optar por protetores solares minerais.

Como a textura da pele do rosto é diferente do resto do corpo existem protetores solares para o rosto e para o corpo, assim como existem protetores labiais e capilares, além de cremes pós-solares.

O que condiciona a sua eficácia?

A proteção de um filtro solar depende:

  • do tipo/cor de pele da pessoa,
  • da quantidade que é colocada e da sua reaplicação,
  • das atividades feitas (nadar, jogar, correr).

Entre outros cuidados, deve-se aplicar o protetor solar 30 minutos antes da exposição solar e após os banhos ou exercícios físicos.

Igualmente importante é verificar a validade do protetor (depois de aberto entre 9 e 12 meses), tendo em conta que o protetor usado no ano anterior, apesar de estar aparentemente igual, perdeu muitas das suas características protetoras.

Conheça os problemas de saúde típicos do verão e como os tratar.

Atualizado em 25/06/2015