10 Razões Para Fazer Voluntariado

Por:

Depois de ler estas 10 razões para fazer voluntariado vai ficar finalmente convencido a fazer voluntariado. Não acredita? Confira então estas fortes razões para ser voluntário

Ajudar

Ajudar os outros é uma razão nobre e admirável para se fazer algo. Esta razão é uma fonte de inspiração e uma forma de motivação para a pessoa. Agora é a sua vez de retribuir pelo que já fizeram por si.

Melhorar como pessoa

Ao ajudar os outros estamos a ajudar a nós próprios. Fazer voluntariado permite crescer e melhorar como indivíduo, no seio de uma sociedade muitas vezes egoísta. É uma forma de auto descoberta e de auto conhecimento.

Treinar habilidades

Além de conseguir fazer a diferença no mundo, com o seu contributo, o voluntário está também a treinar as suas competências, melhorando o seu currículo de grande forma. 

Rede de contactos

Além de aumentar a rede de contactos profissionais, fazer voluntariado também permite aumentar a lista de contactos socias (com pessoas de um círculo diferente do habitual).

Benefícios para a carreira

Ter voluntariado no currículo (uma experiência que poucos têm) pode fazer a diferença na hora de selecionar alguém para uma vaga de trabalho. Quem está desempregado pode encontrar no voluntariado a forma de desatar o nó da sua vida profissional.

Dar largas à paixão

Pelo voluntariado consegue-se canalizar a paixão pessoal e fazer a diferença para outras pessoas naquilo que se gosta.

Conhecer novos locais

Uma forte razão para se voluntariar é viajar. Fazer voluntariado no estrangeiro, por exemplo, permite explorar novos locais e aceder a novas experiências (que podem culminar mesmo numa nova vida). 

Conhecer novas pessoas

Além dos locais, as pessoas. São elas o coração do voluntariado. No voluntariado podem-se conhecer pessoas novas que mudam a nossa forma de estar e de ver o mundo. 

Alargar visão

Fazer voluntariado alarga o espectro de visão de uma pessoa, abrindo-lhe as portas para novas realidades, até então completamente ocultas e despercebidas. 

Felicidade

Ajudar os outros traz recompensas para o próprio. Ganha-se a satisfação de ser importante para o próximo. A gratificação moral é enorme, conseguindo a pessoa dormir e sentir-se melhor consigo própria.

Publicado em 21/07/2014