Como Pedir (e Conseguir) um Aumento de Salário ao Chefe

Por:

Pedir um aumento é fácil, já conseguir um aumento nem tanto. Saiba como pedir e conseguir um aumento de salário, com o Online24.

Trabalho de casa

Descubra a política da sua empresa relativamente aos aumentos de salário. Fale com os recursos humanos sobre eventuais requerimentos para um aumento e reúna todos os documentos que comprovem o seu bom trabalho.

A principal base para pedir um aumento é a produtividade. Apresente as receitas geradas por si para a empresa, ou os dados que comprovam a sua eficiência.

Momento ideal

Marque uma reunião específica com a chefia para discutir a sua remuneração. Escolha o momento certo para fazer tal pedido. Se a empresa apresenta bons resultados, ou se recebeu algum elogio, encontrou uma altura ideal. Se a empresa apresenta prejuízos e está a desempregar, certamente que deve deixar para outra altura.

Deve ter em conta o próprio humor do patrão e se este está muito ocupado ou não, para escolher o momento mais acertado para o pedido. Uma sexta-feira, após as férias ou depois de ter sido feito o orçamento para o ano seguinte, são períodos a evitar.

Fundamento do pedido

Na hora de invocar as razões para um aumento não aponte razões pessoais (isso não diz respeito à empresa). Veja com antecedência como estão os salários no mercado na sua função e os salários dos seus colegas em iguais funções, mas baseie-se sempre na sua competência.

Pode alegar uma oferta da concorrência, pois já é um problema que diz respeito à sua empresa, que ela tem interesse em resolver.

Já as suas obrigações, como ser pontual e não faltar ao trabalho, são razões para deixar de lado.

Tom seguro

Deve ser direto e objetivo no pedido. Nem agressivo nem lamechas, o pedido deve ser feito num tom de voz seguro e com uma atitude determinada. Além de encarar a reunião como uma entrevista de emprego, seja o seu próprio advogado de defesa, confiante nos seus argumentos.

Não desanime

Se a proposta de aumento não lhe parecer justa, aponte mais uma vez os seus resultados como razão para um maior aumento.

Se mesmo assim o seu chefe não lhe oferecer um aumento, não se revolte nem desista. A partir daqui ele vai prestar-lhe mais atenção e o simples facto de ter tido coragem para lhe fazer o pedido leva a que este ganhe admiração por si.

Agradeça-lhe a atenção e peça-lhe objetivos para os próximos meses que, se forem cumpridos, possam originar um aumento. Tente negociar mais dias de férias ou algumas folgas, retomando o assunto no futuro.

Atualizado em 09/12/2013