8 Coisas a Fazer Para Brilhar no Trabalho (Sem Escovar)

Por:

Estas são as 8 coisas a fazer se quer brilhar no trabalho e ser mais do que um simples trabalhador para o seu chefe.

Chegar cedo

Para dar bem nas vistas no trabalho nada melhor do que ser o primeiro a chegar. Será o trabalhador exemplar que todos têm de seguir.

Trabalhar rapidamente

Se já fizer as suas tarefas como que automaticamente, pode brilhar no trabalho pela rapidez com que faz o que lhe é pedido. Mostre aos seus superiores que já cumpriu com algo e que está à espera de novas indicações. Tente fazer mais do que aquilo que lhe pedem.

Trabalhar com qualidade

Caso não seja possível brilhar pela rapidez pode-se (e deve-se) brilhar pela qualidade do trabalho. Se os superiores esperam uma determinada qualidade no seu trabalho surpreenda-os com um trabalho feito ainda de melhor forma.

Apresentar soluções

Se algo ou alguém está preso no trabalho, sem saber como contornar a situação, você pode brilhar por oferecer a tão ambicionada solução (ou pelo menos umas visões de ajuda). 

Conviver

Conviva com todos os colegas por igual. Seja prestativo e tente ser admirado por todos. Passe a imagem de que quando não está no local de trabalho as coisas não são as mesmas.

Mostrar competências humanas

Se surgir um problema e o responsável é em parte você, então não se esconda. Saiba dar a face, assumindo as suas culpas no cartório. Para brilhar no trabalho também é preciso demonstrar as qualidades humanas, como a humildade, a responsabilidade e a integridade. As qualidade técnicas são importantes mas elas não são tudo. 

Atualizar-se

Faça cursos e mantenha-se informado sobre a sua área de atuação. O que não faltam por aí bem instalados nas suas cadeiras são profissionais passivos.

Sair tarde 

Também pode ser dos últimos a ir embora, mostrando o seu comprometimento com o trabalho e que não tem pressa em fugir do local de trabalho. Não passe contudo a imagem de que se atrasou no trabalho, ou de que está a fazer outras coisas que não trabalhar.

Publicado em 30/07/2014