Como Escrever uma Carta de Recomendação Sem Perder Tempo

Por:

Por mais que gostemos do trabalho de alguém e genuinamente a queiramos recomendar, escrever uma carta de recomendação pode ser uma tarefa daquelas que adiamos, simplesmente porque não sabemos muito bem o que dizer ou o tom certo a adotar.

Mas não é preciso perder tempo. Veja como!

Passo a passo

  1. Pode começar a carta de recomendação referindo há quanto tempo conhece a pessoa e em que contexto. Enuncie a sua opinião sobre as capacidades desta.
  2. Se acha que a pessoa em questão atende não só aos requisitos exigidos pelo novo emprego/cargo mas é também um profissional acima da média não seja comedido. Uma discreta carta de recomendação pode ser encarada como sinal de indiferença.
  3. Se não considera a pessoa um profissional/aluno exemplar, pode manifestar a sua opinião escrevendo uma recomendação pouco entusiasta, deixando as suas reservas implícitas. Em todo caso pode sempre recusar-se a escrever a carta, indicando outra pessoa para tal.

Exemplos de cartas de recomendação

Se seguir um destes exemplos, acabará por ser ainda mais rápido. Mudando um pormenor aqui e ali, acabará por ter um resultado mais personalizado sem perder muito tempo.

Exemplo 1

Exmo.,

O Sr/a…trabalhou sob a minha supervisão como…de ...a ....O seu trabalho incluía, entre outros…Enquanto trabalhou connosco, provou ser um funcionário responsável, competente e talentoso.

Sempre fiquei impressionado com a capacidade do senhor/a…em fazer… 

Ele/a é, em geral, um trabalhador muito consciencioso e capaz. Tenho a certeza absoluta que virá a ser uma excelente adição à sua empresa, lamentando que ele deixe a nossa por razões de força maior. Posso recomendar o Sr/a…vivamente para qualquer função de...

Atentamente,

Exemplo 2

Exmo.,

Tive o privilégio de trabalhar durante meses com…na empresa...Trabalhamos juntos em alguns projetos. Como colega de trabalho, ele/ela é uma pessoa agradável e sincera, uma companhia ideal, contribuindo com grandes ideias e alternativas quando algo corria menos bem.

Tem bastante iniciativa para novos projetos, e uma boa dinâmica de trabalho. Estou satisfeito por ter tido a oportunidade de trabalhar com ele/a, sobretudo porque os nossos superiores sempre elogiaram os nossos projetos conjuntos. Ele/a tinha boas relações com todos no escritório, estava sempre pronto/a a ajudar e todos gostavam dele/a.

Posso recomendar…fortemente para o posto que ele/a ambiciona. É o tipo de pessoa trabalhadora com quem toda a gente gosta de trabalhar.

Melhores cumprimentos,

Exemplo 3

A quem possa interessar,

…é pessoa do meu conhecimento, um profissional correto, competente, responsável e pontual, tendo trabalhado para esta empresa no período de…a…, executando serviços de…, sob minha supervisão direta. Durante todo este período manteve uma conduta pessoal irrepreensível, assim como profissional, razão pela qual recomendo os seus serviços.

Atenciosamente,

(assinatura)

Espreite ainda como escrever uma carta de recomendação académica.

Para além da carta de recomendação pode ainda ser útil escrever uma carta de apresentação e/ou uma carta de motivação.

Atualizado em 23/05/2016