Como Escolher um Smartphone

Por:

Para o ajudar a escolher um smartphone, ficam de seguida alguns aspetos importantes a ter em conta.

Sistema Operacional

O sistema operacional é importante na hora de escolher um smartphone. Normalmente a recomendação é escolher uma plataforma familiar, para não perder tempo na aprendizagem, mas mudar de sistema operacional não é uma tarefa assim tão difícil.

Entre as opções de sistema operacional, o Android e o iOS costumam ser bastante populares. Pode comparar os dois no Online 24 e se por acaso a escolha recair em Android, espreite o nosso artigo melhores smartphones android.

como escolher um smartphone

Tamanho

Muita gente deseja o smartphone com o maior ecrã possível, mas se o seu utilizador não navegar muito na internet e assistir a pouco conteúdo em HD, não é necessário gastar tanto dinheiro a comprar um ecrã de grande resolução, o que lhe garante até uma maior duração da bateria.

Já o tamanho da bateria é de valorizar, porque geralmente quanto maior, melhor é a sua performance.

Capacidade

A capacidade de armazenamento interno e a possibilidade de expansão com cartão de memória são relevantes, com a quantidade de dados que o utilizador agrega no seu smartphone e a imensidão de aplicações existentes e disponíveis para este. A opção por uma maior memória interna é um investimento a considerar.

Utilização

Pensar na utilização que vai dar ao smartphone antes de o comprar é também essencial. Se tencionar utilizar o aparelho principalmente para digitar textos, escolher um smartphone com teclado é uma boa ideia, já que este é bastante mais prático para este fim.

Se tenciona que o smartphone seja um substituto de uma máquina fotográfica, deve pesquisar bem na internet as avaliações sobre o desempenho dessa câmara, já que comparar telefones pelo número de megapixel é insuficiente (é necessário comparar a qualidade da lente).

Se pretende um smartphone para jogar intensamente ou que sirva como um autêntico GPS, deve procurar modelos específicos e ponderar um investimento extra.

Pelo contrário, se imagina que vai ter uma utilização básica do smartphone, não necessita de comprar um aparelho com um grande processador, com vários núcleos. O ideal seria uma memória RAM de 2GB, mas um mínimo de 512 MB já permite uma boa utilização.

como escolher um smartphone

Resumindo

O truque para escolher um smartphone está na atempada e atenta ponderação. Além de pensar na utilização que dará ao novo telefone, para encontrar um modelo ideal para si, deve pesquisar bastante entre as diversas opções no mercado.

Nas lojas físicas deve experimentar os aparelhos e retirar eventuais dúvidas sobre a sua utilização. Na internet deve pesquisar sobre as características, preços, opiniões ou queixas dos smartphones em mente.

Por fim, não se deve esquecer de reparar nos acessórios que acompanham ou não o seu novo smartphone, para evitar despesas extra.

Atualizado em 26/09/2013