Melhores Festivais de Cinema da Europa

Por:

Os melhores festivais de cinema da Europa são 9, segundo a Federação Internacional de Associações de Produtores de Cinema (FIAPF). Esta entidade acredita anualmente os mais importantes festivais do mundo. Em 2015 existiram 9 festivais europeus entre os melhores do mundo (15 festivais no total).

De seguida, fique a saber um pouco mais sobre os bastidores destes melhores festivais de cinema da Europa, onde nunca faltam estrelas nas passadeiras vermelhas e filmes inesquecíveis nas telas.

Lista dos melhores festivais de cinema da Europa

  • Festival de Cannes: o mais importante festival europeu foi criado pelo ministro da Educação e das Belas Artes francês, Jean Zay, para rivalizar com o que acontecia em Veneza. A primeira edição do Festival de Cannes data de 1946, e até 2002 este festival era chamado Festival international du film. Realiza-se todos os anos, em maio, na cidade do litoral sul francês de Cannes, sob a batuta de um presidente do júri, que atribui os principais prémios, como a Palma de Ouro (melhor filme), o Grande Prémio, o Prémio de Direção e o Prémio do Júri. Paralelamente ao festival decorre o mercado do filme (“marché du film”).
  • Festival de Veneza: o badalado Festival de Cinema de Veneza acontece na primeira semana de setembro no Palazzo del Cinema e nesta cidade italiana deste 1932. Embora o festival decorra anualmente, ele está englobado na Bienal de Veneza, uma exposição internacional das artes que se celebra de dois em dois anos. Nele se disputam os leões de ouro e de prata: os prémios de melhor filme (ouro), de melhor realizador e grande prémio do júri (prata), entre outras categorias.
  • Festival de Berlim: o Festival internacional de Cinema de Berlim (Internationale Filmfestspiele Berlin, IFB), também conhecido como Berlinale, acontece todos os anos em Fevereiro em Berlim, e foi instaurado em 1951 por iniciativa dos Estados Unidos da América, que ocupavam parte da cidade após a Segunda Guerra Mundial. Os grandes prémios do festival são o Urso de Ouro (melhor filme) e o Urso de Prata, já que este animal foi adotado como o símbolo da cidade de Berlim.
  • Festival de Locarno: o Festival de Locarno decorre anualmente em agosto, na cidade suíça de Locarno, desde 1946. O principal prémio em competição é o Leopardo de Ouro, que é atribuído à categoria de Melhor Filme. Outros prémios incluem o Leopardo de Honra para a carreira dos realizadores e o Prix the Public UBS para a escolha do público. É considerado o quarto festival em ordem de importância no mundo, depois de Cannes, Veneza e Berlim.
  • Festival de Moscovo: o Festival Internacional de Cinema de Moscovo decorre na cidade de Moscovo, na Rússia, desde 1935, sendo o segundo festival mais antigo do mundo, logo depois do Festival de Veneza. Desde 2000 que se realiza anualmente em junho, sob a direção de Nikita Mikhalkov. O prémio máximo do festival é o São Jorge de Ouro, uma estatueta de São Jorge atacando um dragão, em reprodução da imagem que se pode encontrar no escudo de armas da cidade. O Premio Stanislavsky presta homenagem aos atores destacados que visitam o festival.
  • Festival de San Sebastián: o Festival de San Sebastián apresenta-se como o mais importante evento no calendário dos festivais de cinema espanhóis. De seu nome Festival Internacional de Cine de San Sebastián/ Donostiako Nazioarteko Zinemaldia, este é um dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo, realizando-se todos os anos no final de setembro, na cidade basca de San Sebastián. A sua primeira edição data já de 1953. San Sebastián tem proporcionado o descobrimento de novos talentos que posteriormente são reconhecidos mundialmente pela indústria cinematográfica. (Roman Polanski , Francis Ford Coppola e Pedro Almodóvar são alguns nomes impulsionados por este festival).
  • Festival de Karlovy Vary: o Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary (Mezinárodní filmový festival Karlovy Vary) é um festival de cinema que decorre uma vez por ano na cidade checa de Karlovy Vary, desde 1948. Apesar de ser menos conhecido fora da Europa, ele detém a sua importância e é igualmente valorizado pela Federação Internacional de Associações de Produtores de Cinema (FIAPF). São entregues globos de cristal aos melhores filmes, atores e diretores, incluindo a categoria de melhor documentário.
  • Festival de Varsóvia: O Festival de Varsóvia é mais recente, datando de 26 anos para cá, mas é um ponto de paragem obrigatório no circuito dos melhores festivais de cinema da Europa, realizando-se em outubro. De origens modestas e estudantis a genuíno festival de cinema com um programa de estreias o caminho foi longo, mas em 2009 a FIAPF reconheceu este festival como um dos mais importantes do mundo, juntamente com Cannes, Veneza, Berlim, Locarno, San Sebastián, Karlovy Vary, Tóquio, Moscovo, Mar del Plata, Montreal, Xangai, Cairo e Goa.
     
  • Festival de Tallinn: o Festival de Tallinn é o mais recente festival a entrar na lista dos melhores festivais de cinema da Europa. Começou em 1997 com destaque para o cinema nórdico, mas cresceu exponencialmente, exibindo cerca de 500 filmes por ano. Realiza-se em novembro. 

Calendário dos Melhores Festivais de Cinema da Europa 2016

  • Berlim : 11 a 21 de fevereiro
  • Cannes: 11 a 22 de maio
  • Moscovo: 19 a 26 de junho
  • Karlovy Vary: 1 a 9 de julho
  • Locarno: 3 a 13 de agosto
  • Veneza: 31 de agosto a 10 setembro
  • San Sebastian: setembro
  • Varsóvia: 7 a 16 de outubro
  • Tallinn: 11 a 27 de novembro
Fotos de atomicjeep
Atualizado em 08/01/2016