Os Melhores Filmes de Terror de Sempre

Por:

Se procura nomes de filmes de terror a seguinte lista com os melhores filmes de terror de sempre promete dar-lhe arrepios, numa sessão solitária caseira. Se ainda não viu estes filmes, atreva-se!

Lista dos melhores filmes de terror de sempre

O Exorcista – The Exorcist (1973)

Um dos filmes mais conhecidos de sempre, é possivelmente o maior marco dos filmes do género. Foi o primeiro filme de terror a ser nomeado aos Óscares, contando a história de uma menina possuída pelo demónio, sendo submetida então pela mãe a exorcismos. Baseado numa história real.

Massacre no Texas - The Texas Chainsaw Massacre (1974)

A caminho de visitar o túmulo do avô (que parecer ter sido vandalizado), 5 adolescentes passam por um matadouro, dão boleia a um sinistro homem e comem uma suculenta refeição caseira numa bomba de gasolina, antes de pararem na velha casa da família. É então que o pesadelo começa, quando tropeçam numa família de psicopatas, que apesar de não saberem conviver com outras pessoas sabem muito bem como as matar, devorar e expor os seus ossos. Baseado em factos verídicos.

Alien - O 8.º Passageiro - Alien (1979)

No espaço ninguém o ouve gritar é a premissa de Alien, um filme claustrofóbico de ficção científica que apresenta inúmeros momentos de horror e terror para o seu espectador, com o surgimento de um inesperado oitavo passageiro a bordo da nave espacial.

Nosferatu, o Vampiro - Nosferatu, eine Symphonie des Grauens (1922)

Uma das obras primas de F.W. Murnau, filmada nas montanhas da Roménia, no berço histórico do Conde Drácula, ainda no tempo do cinema mudo e sem muitos recursos, Nosferatu é um dos primeiros filmes do género e um dos mais recomendados.

Shining - The Shining (1980)

Brian de Palma adaptou com sucesso um livro de Stephen King em “Carrie”, mas Stanley Kubrick foi mais longe com a adaptação de outro livro de King, em “The Shining”. Quem se pode esquecer das meninas gémeas ou de Jack Nicholson de machado na mão a perseguir a sua mulher? “Here’s Johnny!”

A Semente do Diabo - Rosemary’s Baby (1968)

Não tão violento como outros filmes desta lista, a película remete ao medo no subconsciente, através do mistério e suspense. Nele, um casal muda-se para um apartamento numa zona de má fama. Quando Rosemary (Mia Farrow) engravida misteriosamente, ela começa a ter alucinações e a perceber o envolvimento do seu marido com os vizinhos, numa seita demoníaca.

Psico - Psycho (1960)

O mestre do suspense sabia muito bem como proporcionar momentos assustadores ao público. De marés de pássaros descontrolados (“The Birds”) a um jovem proprietário de hotel há muito tempo sob a influência da sua mãe (“Psico”), Hitchcock tornou-se num monumento da história do cinema, tal como a cena do chuveiro deste filme.

O Regresso do Mal - Halloween (1978)

Uma criança de 6 anos apunhala a sua irmã numa noite de Halloween. Quinze anos depois, na véspera de Halloween, o jovem psicopata consegue fugir e só o seu psiquiatra conhece o intuito da sua fuga. Com o cunho do realizador John Carpenter, do qual se recomenda também “The Thing” (1982).

O Tubarão - Jaws (1975)

Steven Spielberg não dirigiu apenas filmes de fantasia e de família como “E.T. – O Extra-Terrestre”. Um gigante tubarão branco foi outra das criaturas debaixo da sua direção. Uma criatura bem mais assustadora, que rendeu milhões na bilheteira.

A Noite dos Mortos-Vivos – Night of the Living Dead (1968)

Uma onda de assassinatos em massa varre os Estados Unidos da América inesperadamente e ninguém consegue explicar a situação. Mais: os mortos regressam à vida para se alimentarem dos vivos. No meio do caos apocalíptico, um grupo de pessoas refugia-se numa casa abandonada e tenta sobreviver a um exército de mortos. É o clássico de George A. Romero, de baixo orçamento, que despontou muitos outros filmes de terror e as restantes sagas de zombies conhecidas.

Se tem estômago forte e estes nomes de filmes de terror não lhe foram suficientes, experimente mais filmes do género, com direito a bolinha vermelha no canto superior do ecrã:

  • O Sacrifício - The Wicker Man (1973)
  • Aquele Inverno em Veneza - Don’t Look Now (1973)
  • A Vítima do Medo - Peeping Tom (1960)
  • Vampiro - Vampyr (1932)
  • Pesadelo em Elm Street (1984) – A Nightmare on Elm Sreet
  • Deixa-me Entrar - Let The Right One In (2008)
  • O Génio do Mal - The Omen (1976)
  • Frankenstein (1931)
  • Os Inocentes - The Innocents (1961)
  • O Gabinete do Dr. Caligari - The Cabinet of Dr. Caligari (1920)
  • O Mistério da Casa Assombrada - Profondo Rosso (1975)
  • Ringu (1998)
  • 3...Extremos - Saam gaang yi (2004)
  • [REC] - 2007
  • Fogo Maldito – Hellraiser (1987)
  • Poltergeist, o Fenómeno – Poltergeist (1982)
  • Saw - Enigma Mortal - Saw (2004)
  • A Noite dos Mortos-Vivos - The Evil Dead (1981)
Atualizado em 14/05/2014