Sono na Gravidez

Ter muito sono na gravidez, a qualquer hora do dia, é uma situação normal de se verificar, sobretudo no início da gravidez. É igualmente comum a grávida sentir muito sono durante o dia e depois passar as noites em branco.

Quando começa?

Os níveis de progesterona, que induz ao sono, começam a desabrochar no organismo da grávida no primeiro trimestre. Cada caso é um caso, mas o cansaço costuma ser mais acentuado no primeiro trimestre e no início do segundo.

Quando termina?

No segundo trimestre, as probabilidades de regressarem as boas noites de sono são elevadas, já que o processo de criação de placenta que sustenta o rebento demora à volta de um trimestre.

É altura de aproveitar o novo impulso de energia, pois no terceiro trimestre (após o sétimo mês), a qualidade do sono e as quantidades de energias podem alcançar o ponto mais baixo.

O que fazer?

Não há muitas soluções ao alcance da grávida para controlar o sono. O recomendado é mesmo descansar e dormir o máximo que conseguir (de preferência 9 horas de sono), numa posição especial.

Tente dormir uma pequena sesta sempre que puder e faça os possíveis para se deitar cedo. Se não puder tirar uma sesta, dê um passeio para evitar a sonolência e fazer a digestão.

Se for possível, tente negociar no trabalho uma mudança de horário para fugir às horas mais quentes e de maior trânsito. Aceite ajuda de pessoas amigas para tomar conta dos seus filhos, assim terá o seu tempo de descanso.

Uma alimentação adequada também é importante para o controlo do sono, já que os alimentos saudáveis fornecem a necessária energia para o dia-a-dia.

Beber muitos líquidos durante o dia é recomendável, assim como fazer exercícios leves para melhorar a circulação sanguínea e prevenir cãibras. Um banho quente e meio copo de leite morno ou uma infusão de limão antes de se deitar pode também ser eficaz para o sono.

Para combater o desconforto do terceiro trimestre a grávida pode tentar dormir virada para o seu lado esquerdo. Assim o corpo descansará melhor e o fluxo sanguíneo melhorará.

Atualizado em 01/12/2015