12 Coisas que Nunca Deve Dizer numa Entrevista de Emprego

Por:

Algumas palavras são proibidas de se proferir numa entrevista de emprego. Se não deseja meter os pés pelas mãos numa candidatura, saiba o que nunca deve dizer numa entrevista de emprego.

“Peço desculpa pelo atraso. Estive a discutir com o meu marido.”

Além de chegar atrasado, o candidato que fala da sua vida pessoal sem ser questionado sobre isso perde pontos rapidamente. Está numa entrevista de emprego e não numa sessão de terapia. Mais, nenhum empregador quer que os seus funcionários tragam problemas pessoais para o trabalho.

“Em três anos quero estar no seu lugar!"

Demonstrar ambição é bom, mas nunca com agressividade ou insensatez. Três anos é um prazo curto e mostra a sua impaciência.

“Não sei o que quero do futuro…”

Por outro lado, também não pode demonstrar incerteza e indecisão. Se não consegue ter uma perspetiva, o empregador também não consegue ter uma para si dentro da empresa.

"Este é um bom lugar para começar a minha carreira."

Esta é uma frase que não deve dizer numa entrevista, pois os recrutadores vão ficar com a ideia de que quer usar apenas o nome da empresa no currículo para outros voos profissionais.

“Eu preferia fazer outra coisa mas chamaram-me para isto e resolvi tentar."

Um dos grandes erros que se cometem numa entrevista de emprego é demonstrar desinteresse pelo trabalho. A partir daqui a porta para a saída da entrevista está mesmo próxima.

“Não sei quase nada sobre a sua empresa”

Esta é outra frase a evitar numa entrevista de emprego, pois se não conhece o meio onde deve trabalhar não conseguirá trazer nenhum proveito ou valor ao empregador.

“Conhece aquela anedota?”

Contar anedotas ou usar humor numa entrevista formal, com uma pessoa que não conhece e que pode vir a ser seu superior, não é aconselhável.

“Você é muito bonita!”

Tentar seduzir ou fugir ao tema da conversa demonstra falta de profissionalismo, sendo claramente uma coisa proibida de se dizer ou fazer numa entrevista de emprego.

“O meu maior defeito é a desorganização.”

Toda a gente tem defeitos. Não deve mentir, mas também tem de ter cuidado ao selecioná-los. Na hora de os enumerar certifique-se que estes não são relevantes para o emprego em questão.

“O entrevistado anterior? Pense bem..”

Achar-se superior, mesmo tendo melhor experiência que a concorrência, é inapropriado e errado da sua parte.

“O meu antigo patrão era um ditador e levava-me à loucura!”

Falar mal do antigo empregador é uma das coisas proibidas em entrevista. Não demonstre relutância em trabalhar mas sim capacidade de produzir resultados.

“Desculpe! Tomei um calmante antes da entrevista!”

Falar lentamente ou num tom de voz baixo não abona a favor do entrevistado. Se aparece nesse estado a uma entrevista, o provável é que o queria fazer também para o trabalho diário.

Esteja atento ainda a outros 12 erros que deve evitar numa entrevista de emprego, e saiba o que dizer numa entrevista.

Atualizado em 18/11/2014