Central Nuclear

Uma central nuclear é uma instalação industrial utilizada na produção de eletricidade a partir de energia nuclear. Utiliza materiais radioativos que produzem calor através de uma reação nuclear. A maioria das centrais nucleares usam este calor para gerar vapor, que é usado para mover turbinas e produzir energia elétrica.

Custos

Dado os elevados custos do equipamento e manutenção, uma central nuclear só é economicamente viável se ultrapassar um mínimo de produção, o que implica que só seja instalada em regiões onde o consumo de energia seja elevado.

Perigos

O perigo da energia nuclear reside na ação das suas radiações uma vez que estas são cancerígenas, modificadoras de genes e destruidoras do sistema imunológico.

Leia sobre os efeitos da radioatividade.

Elementos de uma central nuclear

  • Cúpula de betão
  • Casa das máquinas
  • Edifício de instalações auxiliares do reator (também designado de edifício de segurança)
  • Torre de refrigeração
  • Chaminé de ventilação

Na cúpula de betão encontram-se o sistema de carga do combustível, a câmara de compressão, o reator e todos os seus acessórios e as condutas de vapor. No edifício de instalações auxiliares do reator localizam-se as turbinas de alta e baixa pressão, os aquecedores, as condutas de pressão, o gerador, os depósitos de água e dos extintores e o condensador. A função do reator nuclear é a de gerar grandes quantidades de energia térmica. Por isso são utilizados para a produção de corrente elétrica.

Funcionamento

Nos reatores das centrais nucleares utiliza-se quase exclusivamente urânio (sob a forma de dióxido de urânio) como material divisível. No reator a alimentação faz-se por meio de pequenos alimentos de combustão esféricos. Em todas as centrais o dióxido de urânio é prensado para formar pequenas pastilhas, que em seguida são incluídas, por fusão, em longos tubos de aço especial. Estes constituem as barras de combustível.

A carga de urânio do núcleo do reator compõe-se de várias centenas destes elementos de combustível. Quando os elementos estão consumidos, isto é, quando a fração divisível de urânio se situa abaixo de determinado valor mínimo, os elementos são substituídos por outros novos. Depois de um armazenamento suficientemente longo num depósito de água próximo do reator, os elementos consumidos são tratados a fim de recuperar do combustível o urânio aproveitável e separar os chamados "venenos de reator".

Perceba melhor como funciona uma central nuclear.

Países com Centrais Nucleares

  • França - 60 centrais nucleares
  • Japão - 55 centrais nucleares
  • Alemanha - 17 centrais nucleares
  • Espanha - 7 centrais nucleares
Atualizado em 25/09/2015