4 Cuidados a Ter ao Procurar Emprego Online

Por:

Procurar emprego na internet ainda tem alguma coisa que se lhe diga. Não basta enviar um e-mail e esperar que o emprego venha ter com a pessoa.

Investigar empresa

Antes de partilhar os seus dados com desconhecidos, tenha o cuidado de averiguar se o anúncio de emprego é real e se a empresa é de confiança. Muitos anúncios de emprego são na verdade esquemas de recolha de dados.

Para descobrir se o anúncio é real, muitas vezes basta pesquisar pela empresa na internet, experimentar o número de telefone disponibilizado ou utilizar apenas sites de emprego fiáveis. Anúncios gerais, com poucas informações sobre a vaga, ou anúncios que parecem bons de mais para serem verdade, são na maior parte das vezes falsos.

Desconfiar da esmola

Quando a esmola é boa, o pobre desconfia. Quando receber excelentes oportunidades de emprego na sua caixa de correio, sobretudo na caixa de spam, desconfie. O mais provável é que não passe disso mesmo: spam. Por mais tentador que pareçam, estas ofertas de emprego, a trabalhar a partir de casa e a receber muito dinheiro facilmente, só servem para captar de um modo fácil os dados das pessoas.

Ler e reler candidatura

No caso de responder a anúncios reais de emprego deve verificar detalhadamente a sua candidatura. Apresente todos os dados pedidos. Seja sintético mas passe informações completas. Tenha o cuidado de não dar nenhum erro ortográfico. Não use expressões corriqueiras e seja cordial.

Imagem online

Preste atenção aos links que coloca no currículo. Se as empresas quiserem saber mais sobre si elas vão investigar essas ligações que facultou. Se tiver uma fotografia típica de bêbedo como foto de perfil do Facebook, não deve ter grandes esperanças para alcançar a vaga, por exemplo. 

Tenha em atenção o próprio nome do e-mail que utiliza na sua candidatura. Precisa de um nome normal no seu endereço de e-mail para passar uma imagem profissional. Evite servidores populares como o Hotmail (a palavra hot pode até lembrar outras coisas): o ideal seria até possuir um e-mail com o próprio domínio pessoal.

Atualizado em 07/05/2014